Porque a Troca de Óleo periódica é necessária?
Você sabia que durante o funcionamento de um motor, as peças e engrenagens que o constituem não estão em contato direto? Essas peças são separadas por uma fina camada de óleo. Uma das principais funções do óleo é minimizar o atrito entre os mecanismos do motor e dissipar o calor gerado pelo seu funcionamento, garantindo maior durabilidade e eficiência para os automóveis. O óleo desenvolve também um importante papel na limpeza dos motores. Nesse caso o óleo funciona como uma esponja, que absorve impurezas e resíduos naturalmente gerados pelo motor. Assim como uma esponja, o óleo possui uma capacidade de absorção limite, que quando saturada dá origem a uma borra que com o passar do tempo se deposita no motor. É essa borra de resíduos que prejudica que os automóveis funcionem com suavidade e eficiência.
Quando devo realizar a Troca de Óleo e qual óleo devo escolher?
É necessário que você realize a Troca de Óleo antes que a borra comece a se formar. Lembre-se: ela é um dos principais responsáveis por prejudicar o funcionamento do seu veículo. O tempo entre as trocas pode variar dependendo do automóvel que você dirige, onde você dirige e como você dirige. Os fabricantes determinam o período de trocas por meio de inúmeros e rigorosos testes e essas informações podem ser encontradas no manual do seu veículo. Visite-nos que nós verificamos para você a necessidade da troca do óleo de seu carro.
Óleo Sintético e Óleo Mineral, qual a diferença?
Os óleos minerais são encontrados na natureza e são extraídos a partir do petróleo cru. Esse óleo mineral recebe alguns aditivos químicos e forma a base do mercado, sendo um óleo quimicamente mais simples.
Óleos sintéticos são desenvolvidos em laboratório, por meio de complexas reações químicas e recebem alguns aditivos químicamente elaborados. São os melhores óleos do mercado e possuem desempenho excepcional sob todas as temperaturas de funcionamento do motor.
15W-50, 5W-40… O que isso quer dizer?
Esses números indicam a viscosidade do óleo sob diferentes temperaturas. Os dois primeiros números traduzem a viscosidade do óleo quando o motor está frio, pela manhã, por exemplo, enquanto os outros dois indicam a viscosidade do óleo sob as altas temperaturas atingidas pelo motor em funcionamento. Já o “W” vem de “inverno”, “winter” em inglês. Um bom óleo sempre tenta alcançar um equilíbrio de viscosidade, quaisquer que sejam as condições sob as quais o motor se encontra.
É preciso trocar o óleo na metade do prazo quando se roda só na cidade?
O tempo para a troca de óleo deve ser reduzido pela metade nos casos de “uso severo”, situação que consta em quase todos os manuais de proprietário. Essa definição aplica-se a motoristas que enfrentam grandes engarrafamentos (com velocidade média inferior a 10 km/h), estradas com muita poeira, barro ou lama, ou quando o veículo roda no máximo 5 km por viagem. Nesses casos, o motor não atinge a temperatura ideal de trabalho e toda a condensação de água e combustível não queimado vai para o cárter e contamina o óleo, fazendo com que ele tenha a viscosidade reduzida. Isso causa a oxidação e a degradação do lubrificante.
Utilizar a marcha lenta por longos períodos também é considerado um fator crítico para a lubrificação, que se torna mais eficiente quanto mais alta for a rotação do motor, ou seja, quando o motorista conseguir desenvolver uma velocidade constante. Na prática, porém, nem sempre as concessionárias exigem que o motorista que roda nessas condições mais críticas faça a troca de óleo na metade do prazo previsto, quando o veículo ainda está sob garantia. Nessa situação, o proprietário pode pedir para que seu caso seja incluído no plano de uso severo.
O filtro precisa ser substituído a cada troca de óleo?
Apesar de cada veículo ter uma especificação, a recomendação geral é a substituição de óleo e filtro juntos, já que o segundo impede a circulação de impurezas no motor.
Podemos completar o nível com óleo de outra marca?
Não há problema, desde que eles sejam de mesma especificação, mas não vale misturar mineral com sintético.