O que é correia dentada?
A correia dentada tem como objetivo em fazer a ligação do eixo-comando de válvulas ao virabrequim do motor, mantendo – os sincronizados. Uma outra função importante executada pela correia dentada é a de fazer com que as válvulas de admissão e de escapamento se fechem e se abram no momento certo, fazendo com que tudo funcione de modo equilibrado e eficiente. Abaixo será demonstrada a ilustração da parte lateral de um motor, onde encontra-se a correia dentada, que liga o virabrequim ao eixo comando, responsável pela abertura e fechamento das válvulas de admissão (por onde entra nos cilindros a mistura ar/combustível) e escape (por onde saem os gases depois da combustão). Para completar o sistema, há o tensor (também chamado de esticador), que, como o nome sugere, serve para manter a tensão correta na correia. Com o rompimento da Correia Dentada podemos ver na ilustração A é possível ver que quando o pistão está em seu movimento de aspiração da mistura ar/combustível, a válvula de admissão está aberta. Em B, vemos o que acontece quando o pistão sobe: a válvula fica fechada. Mas se a correia arrebentar, pode acontecer o que vemos na figura C, ou seja, o pistão pode subir quando a válvula estiver aberta, ocasionando um choque entre estas peças ou até contra a parede interna do cilindro.
Qual a importância de se fazer a manutenção da correia dentada?
Especialistas recomendam que seja feita uma revisão em todo o sistema incluindo a correia dentada de seis em seis meses. Com essa manutenção preventica na Correia Dentada, evita-se o seu rompimento, o que, além de prejudicar consideravelmente o funcionamento do veículo, ainda irá acarretar pesados prejuízos. Isso se dá por causa da perda de sincronismo do motor, que é uma das consequências mais imediatas da quebra da correia dentada. Os componentes internos, como os pistões, as válvulas, as bielas e o cabeçote também serão afetados pela quebra da correia dentada, já que devido à perda de sincronismo do motor, eles sofrerão um choque em seu funcionamento, alastrando o problema por todo o propulsor.
É caro para trocar uma correia dentada quebrada?
O preço para realização da troca da Correia Dentada quebrada não é tão alto, mas os problemas acarretados pela quebra desse componente podem aumentar o gasto consideravelmente do que o esperado. A manutenção deve seguir o manual do fabricante do veiculo, porém especialistas recomendam a revisão ao menos de seis em seis meses, ou então a cada 20 mil km rodados. Essa quilometragem varia de modelo para modelo, e do tipo de terreno que o veiculo transita, principalmente se você roda por regiões de muita poeira, pó de minério. Caso compre um veiculo usado e não sabe se o componente foi trocado, providencie a substituição. Alguns produtos como óleo lubrificante e outros é um grande vilão para diminuir a vida útil da correia.