O que é a suspensão de um veiculo?
Suspensão, tem como objetivo de suspender, elevar o carro. O carro é divido em dois conjuntos o que está acima da suspensão e o que está abaixo da suspensão. A parte SUSPENSA é composta por tudo que está acima do chassi, como parte elétrica, motor, transmissão e escape. Os pneus e roda são basicamente a parte NÃO SUSPENSA.
O que é Suspensão dependente? E Suspensão independente?
A maioria dos carros vem composta com a suspensão dependente e suspensão independente. Suspensão dependente é quando a roda direita é ligada a roda esquerda, geralmente as rodas traseiras são interligadas para uma transferência de carga quando sofre uma força. A suspensão independente é quando a roda direita não é interligada a roda esquerda. Geralmente as rodas dianteiras dos veiculos são independentes, sendo que o movimento de uma roda não interfere bruscamente na outra quando passa por um buraco.
Alguns componentes do sistema de suspensão
Amortecedor: Desenvolvido na década de 30 com o objetivo de ajudar, com o auxílio da mola, a absorver os impactos gerados na condução do automóvel. É um dos principais componentes para o perfeito funcionamento da suspensão. Se o sistema de suspensão não tivesse o amortecedor teria apenas a mola que seria anulada quando a velocidade superasse a velocidade de 30 KM/H .
A mola de suspensão é outro componente que tem como objetivo absorver irregularidades da pista. Existe dois tipos da mola de suspensão: helicoidal ou do tipo feixe de molas e ambos trabalham em conjunto com o amortecedor. O material da mola é o aço no tipo de mola deixando-a muito flexível, tornando uma parte importantíssima para um perfeito sistema de amortecimento.
O sistema de suspensão conta com um outro importante componente, o braço oscilante conhecido como “bandeja” de suspensão. Essa parte é responsável por fazer ligação do chassi ou monobloco do veiculo. Como a coluna sobe e desce todo o tempo devido as irregularidades das pistas, o braço oscilante tem o papel de servir como apoio, pois está fixa em um ponto e o braço faz essa função.
As suspensões traseiras geralmente são dependentes. Uma roda ligada a outra por um eixo fixo em forma de “H” que se prende a amortecedores e fazem o efeito de uma grande bandeja ou balança oscilante. As suspensões traseiras podem ser do tipo independente, no caso de veículos médios, grandes ou esportivos, contando com braços de articulação e pivôs de ligação ao conjunto montante do amortecedor.
A barra estabilizadora também é um componente do sistema de suspensão, ligando uma coluna de suspensão à outra, fazendo com que o carro permaneça o mais estável possível na estrada. A barra estabilizadora é presa a carroceria por buchas de ligação e as colunas por meio de bieletas.