manutenção preventiva ajuda a diminuir os riscos de ficar parado, com o carro quebrado, no trânsito ou em uma estrada, pode aumentar a vida útil de diversas peças do carro, trazer economia ao motorista e ainda garantir a segurança de todos passageiros.

Pesquisas apontam que, a manutenção preventiva é mais barata 30%, em média, do que a corretiva, ou seja, ter de mandar arrumar uma peça depois de ter tido perca dela por falta de cuidado.

1 – Freios


O fluido de freio deve ser trocado em média uma vez por ano. Discos de freio, pastilhas, tambores e outras peças do sistema devem ser revisados a cada 10 mil quilômetros.

                                                                                                      2 –Troca de Óleo


Tanto o óleo lubrificante quanto o filtro do óleo precisam ser trocados nas datas estabelecidas pela montadora, em média a cada 10 mil ou a cada seis meses. Se isso não for feito, os danos ao motor podem causar grandes prejuízos. Você também deve consultar o manual do proprietário sobre as trocas de óleo da caixa e da direção hidráulica.

3 –Sistema de Arrefecimento


A cada 30 mil quilômetros é necessário executar uma limpeza no sistema. Radiador e reservatório de expansão são as peças que devem ser limpas. O fluido (água mais aditivo) é responsável pela refrigeração e o perfeito funcionamento do motor. O aditivo do radiador deve ser trocado também a cada 30 mil quilômetros.

4 –Filtro de Ar


Tipo de manutenção rápida, fácil e barata. A razão para substituir o filtro de ar é muito simples: o fluxo de ar auxilia o motor a funcionar com melhor performance, sem exigir muito desgaste. O ideal é que um sistema de filtragem do ar seja substituído a cada ano, mas o tempo de troca depende da utilização do veículo. Quanto mais usado for o veículo, menor o prazo de troca do filtro.

5 – Filtro de combustível


O filtro de combustível é o guardião que evita a passagem de sujeira do tanque do carro para o motor. Ele deve estar sempre em ótimo estado. Ele deve ser trocado entre 10 mil e 15 mil quilômetros.

6 –Alinhamento e balanceamento


 Para evitar o desgaste excessivo de pneus, alinhamento e balanceamento são fundamentais. Recomenda-se executar o serviço no máximo a cada 10 mil quilômetros, além de aproveitar e fazer o rodizio dos pneus.

7 – Velas


As velas são fundamentais para o bom funcionamento do motor. Não é preciso sentir uma falha para trocá-las. Elas podem estar danificadas mesmo com o funcionamento aparentemente normal. A substituição das velas deve ser feita exatamente na data estabelecida pela montadora, que pode variar de 15 mil a 100 mil, conforme a marca.

8 – Pastilhas de Freio


Um importante componente de segurança do seu veiculo, as pastilhas podem está presente em apenas 2 rodas ou nas 4 rodas, dependendo do modelo do veiculo. Essa peça deve passar por verificações periodicas para garantir um perfeito funcionamento dos freios evitando falhas. As pastilhas são compostas de plaquetas de aço e material de atrito que compõem o sistema de freio do veiculo.

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A principal função das pastilhas e parar o veiculo quando acionadas. A verificação de desgastes das pastilhas irá variar de ambiente. Carros que trafegam sempre dentro de cidade onde o sistema é acionado a todo o momento deve ser verificado periodicamente. Para veiculos que transitam em rodovias estipula-se uma quilometragem de 10 mil km rodados. Algumas observações podem ser feitas pelo condutor se o sistema está no momento de realizar a troca, exemplo:

  • Uma demora maior para frenagem;
  • Pedal de freio fica um pouco xoxo;
  • Ruídos incomuns quando os pedais são acionados, indicando que a plaqueta já está atritando com o disco. se for um baralho constante é uma boa hora para verificar o sistema de freios que já está na hora de trocar.
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