balancemanetoO balanceamento é uma técnica de equilíbrio do conjunto de roda e pneu, por meio da aplicação de contrapesos fixados na roda. O balanceamento é fundamental para a conservação do pneu, já que a concentração de peso em um ponto da circunferência provoca ali, um desgaste localizado.
Um veículo que apresenta uma vibração na carroçaria a uma velocidade acima dos 60 Km/h pode ter como causa o desbalanceamento das rodas traseiras, sendo que nas mesmas condições de dirigibilidade se a vibração for sentida no volante de direção, teremos um provável desbalanceamento nas rodas dianteiras. Com o tempo, esse chumbo poderá cair, ou descolar, fazendo com que a roda fique desbalanceada (explicando a trepidação), provocando um desgaste precoce do pneu.O balanceamento pode ser feito tanto com as rodas no carro (usando balanceador local), como com as rodas fora do carro (balanceador de coluna).

Por que fazer o balanceamento é importante?


As consequências da não realização do balanceamento ou de um procedimento mal feito nas rodas dianteiras e traseiras se materializam por vibrações, seja no volante, no piso do carro, no painel de instrumentos ou nos assentos, em distintas faixas de velocidades.
O balanceamento nas quatro rodas é absolutamente essencial para o conforto na condução e na manutenção do desempenho dos pneus.

Quando devemos conferir o balanceamento?


  • A cada troca de pneus;
  • Quando sentir trepidação no volante;
  • Quando consertar o pneu;
  • A cada 5.000 km ou no máximo 7000 km rodados, pois o desgaste da banda de rodagem altera o peso e consequentemente o balanceamento pneu/roda.